quarta-feira, 20 de maio de 2009

Paris - França



Fomos para Paris em Outubro de 2008.

- Levamos 1500 euros, 3 cartões de créditos (na Europa é mais aceito Visa), seguro viagem (pode ser que você não precise ou que nem peçam, mas se pedirem e você não tiver a coisa complica, ainda mais que brasileiro é "super bem visto" no exterior).

- Chegamos no Aeroporto Charles de Gaulle por volta das 15h, horário local, de sábado. O aeroporto é bem grande, mas é só perguntar onde ficam os RER que todo mundo informa na boa. Uma particularidade quanto aos bilhetes de trem: o bilhete Orange ou Navigo funcionam pelo período de segunda a domingo, então se vc comprar na sexta, só terá 3 dias para usar, por isso mesmo que eles não vendem bilhetes no sábado e no domingo. Para quem chega nesses dias é preciso comprar o bilhete avulso que custa 8 euros. Estando em um RER chegar a qualquer lugar de paris é muito fácil, basta se orientar pelo mapa do metro, ou Metropolitan, como chamam, que existe em qualquer estação.

- Fizemos o check-in no nosso hotel que ficava no 11º arrondissement, bem em frente à estação Oberkampf. O hotel chama-se Alhambra, gostamos bastante, quarto e banheiro pequenos, mas bem bonitinhos e limpos. Arrumamos as malas, tomamos um belo banho e seguimos para Montmartre, onde estava acontecendo "As vendanges de Montmartre". Uma dica boa é consultar o site http://www.conexaoparis.com.br/. O site é escrito por uma brasileira que mora em Paris e traz muitas dicas, desde hoteis, transporte, passeios, até a programação semanal. Vale a pena dar uma olhada nas atrações que terão na semana que você estiver indo para a cidade luz.






- No dia seguinte, acordamos tarde, por causa do fuso horário, e perdemos o café. O que foi ótimo porque descobrimos várias padarias e confeitarias deliciosas. E ainda por cima, pelo mesmo valor do café da manhã do hotel, comia-se muito mais, hehehe.

- Saímos à esmo pela cidade. Abandonamos o roteiro porque ele estava tornando o nosso passeio um obrigação e não um passeio descompromissado e prazeroso. A única dica que dou em relação a roteiros é o seguinte: estabeleça os pontos turísticos que quer conhecer, veja a localização e se são passeios que podem ser feitos com chuva ou não. A partir daí solte-se e deixe a magia de Paris tomar conta de você. Permita-se passar horas olhando as águas do Sena, ou sentado no Jardin de Tuileries observando os patos, não ter um roteiro que precise ser seguido a risca é o primeiro passo para captar a alma parisiense.- Lugares que considero imperdíveis: Museu do Louvre, Jardin de Tuileries, Champs Elysees à noite, Torre Eiffel, as torres da Catedral de Notre Dame, jardins do Palácio de Versailles.

- Visitamos a EuroDisney. O parque abre às 9h e fecha as 19h. Um dia é o suficiente. Apesar de muita gente falar que não tem nada a ver ir a Paris e visitar a Disney eu afirmo que não é verdade. Nada melhor do que voltar a ser criança, principalmente em Paris que é uma cidade que abriga as mais diferentes expressãoes culturais.





Dicas:

Museu Pass - (é o cartão que permite conhecer vários museus: vale a pena, financeiramente falando) - eu comprei o de 6 dias, mas não precisa. O de 4 dias está de bom tamanho. Especialmente se você for visitar o Louvre na quarta-feira que é o dia que fica aberto até à noite. Claro se você quiser conhecer todas, todinhos os passeios que o Museu Pass oferece vá de 6 dias, mas não aconselho, pois à muita arte nas ruas também.

Velib - (as bicicletas para alugar) - você vai precisar de um cartão de crédito com chip. Funciona assim: você coloca seu cartão de crédito, vai cadastrar uma senha e a máquina vai emitir um bilhete. No seu cartão de crédito ficará bloqueado o valor de 150 euros, como garantia pela bicicleta, pelo período do bilhete, ou seja, 1 ou 7 dias, dependendo do bilhete que vc emitir. Esse bilhete vem com um número que é o que você vai usar para retirar as bicicletas. Daí você digita o número, coloca a senha e escolhe a bike que quer tirar (escolha antes de colocar o número do cartão porque é pouco tempo que você tem para escolher depois que coloca a senha). A partir do momento que retirou a bike você tem 30 minutos para andar, se passar de 30 minutos será cobrado 1 euro por hora, mas se trocar de 30 em 30 minutos só pagara 1 euro. O bilhete vale por 24 horas, passado o prazo é preciso emitir um novo bilhete.

Metro - Leve uma foto 3x4 pois é necessário para fazer a carteirinha do metro. Observe na própria estação quais as zonas que estão os passeios que irá fazer e compre o bilhete somente para as zonas que precisar. Eu acabei comprando o bilhete para todas as zonas, mas nem usei. Então veja bem os mapas e economize dinheiro.

Comida - nós revezamos bastante, comemos algumas vezes em restaurantes, outras em padarias e confeitarias e outras vezes comprávamos no supermercado (o Monoprix tem tudo!) e ou fazíamos picnic ou comíamos no hotel mesmo. Nos restaurantes é o seguinte: não existe esse negócio de você pedir só um prato tal, na França é como se você entrasse no restaurante e só pedisse a sobremesa. Lá, o hábito é pedir a entrada, o prato principal e a sobremesa.

Vive la France! Voilá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário