sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Santiago - Chile


Saímos de Porto Alegre no dia 03/09/2009 por volta das 15:45. Fizemos conexão em São Paulo, Guarulhos e chegamos a Santiago do Chile às 23:30. Por conta do fuso horário, uma hora a menos, tratava-se de 22:30.

Esta foi uma viagem diferente para nós que estávamos acostumados a fazer tudo por conta. Havia o guia da agência nos esperando e nos levou até o hotel onde ficaríamos hospedados. O nome do hotel que ficamos chamava-se Principado de Astúrias, no bairro de Providência, bem central e perto da estação de metrô chamada Baquedanos. A localização era muito boa, já o hotel era bem antigo, bom, mas antigo e tinha um café da manhã bem mais ou menos.

No dia seguinte, tínhamos a manhã livre e resolvemos conhecer a vinícola de Concha Y Toro. Pegamos o metrô em Baquedanos em direção a Puente Alto. Depois que chegamos pegamos o "Metrobus", linha 74, que nos deixou na frente da vinícola. O metrô custou 400 pesos e o ônibus 450 pesos. Detalhe: esse último só aceita pagamentos em moedas.

Chegando na vinícola, pechinchamos o valor do tour e de 7000 pesos ficou em 6000 pesos. O lugar era muito legal, com muitos jardins, esculturas e é claro, muitos vinhedos. A guia nos explicou como surgiu a vinícola e o como faziam os vinhos. Fomos até onde ficavam as barricas de carvalho e chegamos no "Casillero del Diablo". Degustamos dois tipos de vinho, um tinto e um branco e levamos pra casa de presente os copos com o logotipo da vinícola com os quais fizemos a degustação.
.

Fizemos o caminho de volta até Santiago, pois à tarde tínhamos o CityTour. Com início às 15h, de onibus conhecemos os principais pontos turísticos de Santiago e um pouco de sua história. Eu particularmente fiquei louca pra conhecer o Museu e o Mercado, mas não tivemos tempo. Ao final do passeio visitamos o Cerro San Cristobal, que é o segundo ponto de maior altitude da cidade. Lá do alto tem-se uma vista linda da cidade e da Cordilheira dos Andes. É lá, também que fica uma imagem que Nossa Senhora, uma espécie de Cristo Redentor à chilena.

À noite jantamos em um restaurante chamado "Como Água para Chocolate" no bairro de Bellavista, bem próximo do hotel. O lugar é super charmoso, comida e atendimento muito bons e preço justo. Adoramos.

O dia seguinte era o esperado momento de conhecer a Cordilheira dos Andes e se esparramar na neve. Saímos por volta das 8:30 da manhã em direção ao Vale Nevado. Ponto mais alto, com altitude de 3.400m de altura do nível do mar. O caminho tinha nada mais nada menos do que 60 curvas em "cotovelo" até lá. Sim, as curvas eram numeradas inclusive. Tínham me avisado que era bom tomar um Dramin pra não enjoar, mas na verdade eu senti mais é medo do que náusea. As estradas eram bastante estreitas, tanto que tem horário pra quem sobe e pra quem desce, pois não cabem dois carros.

Até Vale Nevado passamos por outras estações de ski, entre elas Farellones que iríamos conhecer na volta. Por conta de um problema para pôr as correntes nos pneus do ônibus acabamos tendo somente uma hora em Vale Nevado, mas foi o suficiente para poder brincar bastante na neve e depois tomar um chocolate quente muito bom pra se esquentar.




Seguimos de Vale Nevado a Farellones. Lá alugamos roupas para neve, a bota e a calça deu 22.000 pesos. Resolvemos não esquiar, porque achamos que seria muito corrido, fazer a aula de ski e esquiar, decidimos ir no "Tubing" por 6.000 pesos por pessoa. Estava muito legal!






À noite estavamos extremamente cansados e jantamos no hotel mesmo.




Último dia de passeio. Dia de conhecer Valparaíso e Viña Del Mar. O tempo estava bastante encoberto pela neblina o que prejudicou um pouco o passeio, já que tratam-se de cidades à beira do mar. Valparaíso é uma cidade portuária, que achei mal conservada, mas tem alguns prédios históricos interessantes e Viña del Mar é um balneário bem elegante. A cidade de Viña del Mar tem muitas flores nas ruas, muitos prédios elegantes e prédios históricos bem conservados. Almoçamos em Viña del Mar, mas não recomendo o lugar, muito demorado e comida bem sem graça para um preço bem salgado. Passeamos mais um pouco pela praia e retornamos a Santiago.

Na noite fomos comprar alguns souvenirs numa feira de artesanatos ali próxima, mas para nossa surpresa estava quase tudo fechado pelo fato de estar chovendo e ser domingo. Acabamos indo no Pátio Bellavista. Um lugar bem bacana e charmoso. Tinha alguns artesanatos e lugar para jantar ou petiscar.

Dia seguinte: retorno para o Brasil.

Dicas:

- Câmbio: dinheiro só para artesanatos e passagens de ônibus e metrô, no restante cartão de crédito é muito bem aceito. Aliás, até Reais aceitam em muitos lugares. A proporção do cãmbio é R$ 1 = 250 pesos

- Quem tem pouco tempo, recomendo trocar o passeio de Viña del Mar e Valparaíso por um passeio em Santiago mesmo. Tem muita coisa pra se conhecer. A cidade é muito bonita e limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário